É falsa uma notícia que circulou e grupos de WhatsApp de Guanambi e região na sexta (10), de que duas jovens da cidade teriam sido atendidas pelo SAMU com os rins retirados no Bairro Monte Pascoal. Segundo o coordenador geral do SAMU Sandro Fernandes, a ocorrência dita na matéria sensacionalista não ocorreu. O Secretário de Saúde Dr. Luia, lamentou o ocorrido e frisou da importância dos cidadãos fazerem a devida checagem jornalística nos veículos de imprensa tradicionais da cidade.
🚓 – Uso criminoso de órgãos de saúde e segurança
O texto também utiliza falsamente o nome do Hospital Geral de Guanambi (HGG), além de órgãos de segurança como a Polícia Militar e Polícia Civil.
🚫 – Notícia falsa com aparência de verdade
A matéria com aparência de notícia jornalística foi publicada em dezenas de grupos da cidade, como se fossem prints de um site renomado, tendo data, hora e até o nome de quem a redigiu, tudo para tentar enganar o leitor. O título bastante alarmista: “Duas jovens são encontradas vivas com os rins retirados no Bairro Monte Pascoal em Guanambi”, instiga a leitura do restante da matéria. A notícia não está hospedada em nenhum portal da cidade ou região, sendo mera montagem criminosa.
ASCOM