quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img

Sebastião Laranjeiras: A história de Lafaiete Spínola Castro

Seu Lafaiete, é nascido de Mamonas, distrito de Sebastião Laranjeiras. Nasceu em 1930 filho de Dr Carlos Spínola Castro e Hercília Laranjeira Castro.

Sua infância foi tranquila em Mandiroba em Sebastião Laranjeiras Bahia de muitas brincadeiras e banho de rio, tempo que marcou por toda vida. Ainda jovem, mudou-se com a família para Espinosa/MG e anos depois migrou-se para Montes Claros/MG.

Nesta última cidade mineira cursou filosofia, assumiu a vice diretoria da escola Normal, maior escola estadual daquela cidade e antes de regressar para sua cidade natal, Lafaiete foi eleito vereador por esta cidade, tempo que vereador não era remunerado.

Ao regressar a sua terra natal, já emancipada por nome “Sebastião Laranjeiras” em homenagem ao Bispo Don Sebastião Laranjeira, com sua experiência e conhecimento prático na área de saúde adquiridos com seu pai Dr Carlos Spínola, ajudava as pessoas mais carentes e necessitados de nossa cidade e região devido a carência de profissionais a disposição. Assim, com o convite de seu primo carnal e então prefeito de nossa cidade seu Edinho, aceita o convite a participar das eleições e ingressa na política de nossa cidade.

Assim, foi eleito prefeito de nossa querida cidade para os anos de 82 – 88. Suas principais ações a frente da administração pública foram construção de várias pontes de cimento para permitir o acesso da população a cidade e demais localidades em tempo de chuvas, na área da saúde, contratou uma Médica “Dª Helba, de Montes claros para morar na cidade para atender a demanda da população, na educação além das reformas de escolas construiu a escola Hercília Castro e por fim, distribuiu terrenos “lotes” para a população construir suas casas etc.

Seu Lafaiete por onde passou era conhecido como conselheiro, amigo, honesto e rico em sabedoria e conhecimento. Nos deixou em 20/01/2009 deixando esposa professora Zulmerinda IN memória, filhos Carlos Arthur e Jaime Emerson e neto. Foi sepultado em Candiba/BA onde se encontra sepultada sua esposa dona Zulmerinda.

https://picasion.com/
/

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOTÍCIAS RECENTES