Na noite do dia 27, Guanambi recebeu o evento “Reconhecer, Romper, Recomeçar – A Jornada da mulher que enfrenta a violência”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A iniciativa reuniu autoridades, profissionais e alunos, com o objetivo de discutir e conscientizar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
O encontro contou com a presença da Capitã Jacimara, comandante da Ronda Maria da Penha, do Corpo de Alunos do Curso de Formação de Soldados do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além da Dra. Cecília, Dra. Danielle, e da vereadora e procuradora da Procuradoria da Mulher de Guanambi, Mirian Paes. Também participaram as vereadoras Lilia e Eponina, junto a representantes de órgãos como Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Câmara Municipal e Secretaria de Assistência Social.
Durante o evento, a Polícia Militar da Bahia e o 17º BPM reafirmaram o compromisso com a luta contra a violência doméstica, destacando que a conscientização e a formação dos novos policiais são essenciais para a proteção das vítimas. Os alunos do curso de formação participaram ativamente, refletindo sobre a importância de desenvolver uma atuação policial sensível e comprometida com a segurança e os direitos das mulheres.
“Queremos formar profissionais não apenas tecnicamente preparados, mas também socialmente conscientes, capazes de tratar a violência doméstica como prioridade em todas as ações policiais ao longo de suas carreiras”, destacou a PMBA.
O evento reforçou a importância do trabalho conjunto entre instituições e sociedade civil na construção de uma comunidade mais justa e segura, promovendo a conscientização sobre os direitos das mulheres e a necessidade de combater toda forma de violência.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!