Na noite desta segunda-feira (27), um forte clarão iluminou o céu de Sebastião Laranjeiras e de várias cidades do interior da Bahia, chamando a atenção de moradores e gerando uma enxurrada de vídeos nas redes sociais. O fenômeno, que assustou e ao mesmo tempo encantou muita gente, chegou a ser motivo de brincadeiras sobre o “fim do mundo”.
De acordo com especialistas, o espetáculo foi provocado pela reentrada de um lixo espacial de origem chinesa. O divulgador científico e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Alexsandro Mota, explicou que o objeto luminoso era o corpo de um foguete lançado pela China em 29 de junho de 2024.
Segundo Mota, o fragmento perdeu altitude e acabou queimando completamente ao entrar na atmosfera terrestre, produzindo o clarão visível em boa parte do céu baiano.
“A órbita da Terra é cheia de detritos espaciais, o que chamamos de lixo espacial. Eles normalmente não são controláveis e, na noite de ontem, um deles desceu orbitalmente bem acima do nosso país”, explicou o especialista.
O fenômeno pôde ser observado em diversas cidades do Sudoeste da Bahia, como Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Guanambi e municípios vizinhos, encantando quem teve a oportunidade de presenciar o raro momento.








