A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será amarela. Em novembro, o sistema havia operado com a bandeira vermelha no patamar 1.
Com a mudança, o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e passa a pagar R$ 1,885 pelo mesmo volume.
Segundo a Aneel, o início do período chuvoso no país contribuiu para condições um pouco mais favoráveis de geração. A previsão de chuva para dezembro é superior ao volume registrado em novembro na maior parte do território nacional.
Apesar disso, o órgão ressalta que as chuvas ainda estão abaixo da média histórica para o mês. “Diante de condições de geração um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela. Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda”, explicou a Agência.
A Aneel também destacou que a geração solar, por ser intermitente, não garante fornecimento contínuo — especialmente no período noturno ou nos horários de maior consumo.
A redução na cobrança ocorre após dois meses consecutivos de bandeira vermelha patamar 1, adotada em outubro e novembro. Antes disso, em agosto e setembro, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).
-
Bandeira verde: não há acréscimo na conta de luz.
-
Bandeiras amarela e vermelha: há cobrança adicional a cada 100 kWh consumidos, refletindo a necessidade de geração mais cara, como a acionada por termelétricas. (Por TV Sebastião Laranjeiras)








