sábado, junho 27, 2026
spot_img

Aneel mantém bandeira verde em abril e conta de luz segue sem custo extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (27), a manutenção da bandeira tarifária verde para todo o mês de abril. Com a decisão, os consumidores brasileiros continuam isentos de cobranças adicionais na conta de luz, mantendo o cenário vigente desde o início de janeiro.

A continuidade da bandeira verde é reflexo do volume de chuvas registrado em março, que assegurou níveis satisfatórios nos reservatórios das hidrelétricas. Esse quadro possibilita uma geração de energia eficiente e reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.

Como funciona o sistema

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia no país. A classificação — que pode ser verde, amarela ou vermelha — leva em consideração:

  • a disponibilidade de recursos hídricos;

  • o avanço das fontes renováveis;

  • a necessidade de acionamento de usinas termelétricas.

Apesar do cenário favorável, a agência reforça a importância do uso consciente e responsável da energia elétrica, destacando que evitar o desperdício contribui diretamente para a sustentabilidade do setor.

https://picasion.com/
https://picasion.com/
/

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOTÍCIAS RECENTES