A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (27), a manutenção da bandeira tarifária verde para todo o mês de abril. Com a decisão, os consumidores brasileiros continuam isentos de cobranças adicionais na conta de luz, mantendo o cenário vigente desde o início de janeiro.
A continuidade da bandeira verde é reflexo do volume de chuvas registrado em março, que assegurou níveis satisfatórios nos reservatórios das hidrelétricas. Esse quadro possibilita uma geração de energia eficiente e reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.
Como funciona o sistema
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia no país. A classificação — que pode ser verde, amarela ou vermelha — leva em consideração:
-
a disponibilidade de recursos hídricos;
-
o avanço das fontes renováveis;
-
a necessidade de acionamento de usinas termelétricas.
Apesar do cenário favorável, a agência reforça a importância do uso consciente e responsável da energia elétrica, destacando que evitar o desperdício contribui diretamente para a sustentabilidade do setor.








