A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Caetanos, ligada à 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), realizou na manhã desta sexta-feira (28) o cumprimento de um mandado de busca e apreensão que resultou na confissão de crimes de fraude bancária e furto mediante fraude contra uma colega de trabalho.
Uma mulher de 27 anos, cuja identidade não foi revelada, é investigada por acesso indevido ao aplicativo bancário de uma colega e por realizar diversas operações financeiras fraudulentas, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$ 70 mil.
Como Ocorreu o Golpe: Violação de Biometria e Pix Forçado
As investigações apontam que o crime teve início em 25 de julho deste ano. A vítima havia solicitado à colega de trabalho que verificasse o prazo de pagamento do vale-alimentação em seu próprio celular. A suspeita, então, teria pedido para tirar uma foto do rosto da vítima, sob o pretexto de mostrá-la a familiares.
De acordo com a Polícia Civil, esse foi o momento utilizado para violar a autenticação biométrica da vítima e obter acesso inicial à conta.
No dia seguinte, a vítima percebeu que o aplicativo havia sido desinstalado. Ao reinstalá-lo, descobriu que a senha havia sido alterada.
Pouco depois, a suspeita pediu um empréstimo à vítima e exigiu o pagamento via Pix, recusando receber em dinheiro. Durante a transação, a acusada monitorou de perto a colega, observando as senhas digitadas. Imediatamente após o Pix, a vítima recebeu novas notificações de alteração de senha e acesso ao aplicativo por outro dispositivo, identificado como XIAOMI24117RN76L.
Transações Ilegais e Provas de Câmeras de Segurança
Com o acesso garantido e indevido, a criminosa efetuou inúmeras transações fraudulentas, incluindo:
• Compras online com cartão de crédito;
• Contratação de empréstimos bancários;
• Consumo em um mercado local.
Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento comercial confirmaram a presença da suspeita no local e no horário da notificação da compra, reforçando as provas do desvio de dinheiro.
A mulher foi levada à delegacia e confessou a autoria de todos os crimes de estelionato e fraude. Um celular foi apreendido e será periciado para complementar as investigações. (Por TV Sebastião Laranjeiras)







