Caatiba (BA), Catarina (CE) e Santana do Araguaia (PA) ficam localizadas a centenas de quilômetros uma da outra, mas têm uma realidade em comum apontada pelo Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As três cidades foram as que mais perderam habitantes percentualmente em relação ao levantamento de 2010.
Em um intervalo de 12 anos, o município baiano perdeu 45,67% da sua população, e agora tem 6.205 habitantes. No Censo de 2010, Caatiba tinha mais de 11,4 mil moradores. O município fica a 68 km de Vitória da Conquista, no centro-sul da Bahia, e a 600 km de Salvador.
“Como é um município pequeno, qualquer variação é um efeito grande”, diz o superintendente estadual do IBGE na Bahia, André Urpia, que apontou dois indicadores como decisivos para a saída de pessoas de Caatiba.
“A região tinha uma série de fábricas [de calçados] que estavam funcionando e depois saíram, e um conjunto de municípios ali teve essa queda possivelmente por conta da queda de emprego na região. Vamos ter que verificar depois [em outros dados] se houve mudança para algum município próximo.”
Urpia também afirma que a perda de um distrito de Caatiba para outra cidade pode ter influenciado no resultado. O superintendente do IBGE na Bahia ainda frisou que Caatiba perdeu territórios para três municípios da região ao todo: Itambé, Planalto e Barra do Choça.
“Se as condições que estão dadas não alterarem, certamente o município continuará com a tendência de queda. Por si só, a taxa de natalidade vem caindo e a média de moradores por domicílio, inclusive no estado inteiro, caiu muito. Se as condições de emprego não forem mais fortes, acho pouco provável que volte a crescer”, afirma.



                                    




