O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (28) a autorização para a realização de oito novos concursos públicos estaduais que devem abrir 890 vagas em 16 carreiras distintas da administração pública do estado.
O anúncio foi feito durante uma solenidade em comemoração ao Dia do Servidor Público, realizada em Salvador. Segundo o governo, as seleções atendem à necessidade de recompor quadros em órgãos que não passaram por renovação efetiva de servidores nos últimos anos, além de equilibrar carreiras estratégicas cujo exercício não pode ser terceiro-prestado ou por regimes especiais de contratação.
Distribuição das vagas
Entre os cargos e órgãos contemplados estão:
- Na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e outras 100 para Agente de Tributos.
- Na Procuradoria‑Geral do Estado da Bahia (PGE): total de 135 vagas, sendo 20 para Procurador, 50 para Assistente e 65 para Analista de Procuradoria.
- Na Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e na Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA): cerca de 110 oportunidades para Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
- Na Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária — total de 200.
- Na Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa): 40 vagas para cargos de Especialista e Técnico em Regulação.
- Na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN): 50 vagas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
- Na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI): 35 vagas para Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geambientais.
- Na área de Obras Públicas, para as secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Administração (SAEB): 120 vagas para Especialista e Técnico em Obras Públicas.
Prazos e etapas
Ainda segundo o governo, os primeiros provimentos desses concursos estão previstos para janeiro de 2027, considerando que todos os trâmites internos e autorizações ainda precisam avançar. Além disso, o governador mencionou que um novo pacote de concursos para a área de Segurança Pública pode ser anunciado em seguida.
Importância da medida
A iniciativa reforça o compromisso do Estado da Bahia em fortalecer servidores efetivos e atuar nas áreas que há tempo necessitavam de recomposição de pessoal. Carreiras como auditor fiscal e procurador estadual foram destacadas pelo governo por apresentarem lacunas significativas de pessoal.








