A equipe técnica do Ministério da Fazenda analisa os custos e formatos possíveis para implementar a tarifa zero no transporte público. O governo trabalha em cálculos para estimar o impacto financeiro e definir o modelo de financiamento mais adequado.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revelou a proposta em entrevista à EBC na terça-feira (7). O projeto tem tudo para ser um dos principais programas na campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo, as articulações envolvem também a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Haddad afirmou que já procurou o presidente da entidade, Eduardo Paes (PSD-RJ), e a secretária-geral, Margarida Salomão (PT-MG), para debater o tema.
No 21 de outubro, uma audiência pública será realizada na Comissão de Política Urbana da Câmara dos Deputados, que tem como objetivo discutir a viabilidade da medida e o papel de União, estados e municípios na estruturação de um sistema de transporte público gratuito. (Bahia.Ba)








