De acordo os dados divulgados em agosto pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a estimativa da população de Guanambi é de 93.065 habitantes em 2025. Com isso, o município teve um índice de crescimento de 0,45% comparado com 2024.
Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do estado e também localizada na Região Sudoeste, chega a 396.613 habitantes, com crescimento de 0,66%. Na região, são as duas cidades que tiveram crescimento acima da média estadual, de 0,14% e nacional, que ficou em 0,39%.
O setor de serviços em Guanambi é responsável por 57,5% da formação do seu PIB. De capital do algodão, a cidade se reinventou e se tornou universitária, com inúmeros cursos de ponta, dentre os quais, dois de Medicina e dois de Direito.
Além da educação, a reativação do Aeroporto Isaac Moura Rocha com ponte aérea ligando Guanambi a Belo Horizonte e Salvador, possibilitou a vinda de novos investidores.
Associado a isso, temos o fenômeno do êxodo da população da região. Oito cidades no entorno de Guanambi cresceram bem menos: Caetité, Tanque Novo, Bom Jesus da Lapa, Iuiu, Carinhanha, Caculé, Igaporã e Lagoa Real.
Outras onze diminuíram suas populações, que certamente migraram para Guanambi: Licínio de Almeida, Palmas de Monte Alto, Candiba, Ibiassucê, Urandi, Malhada, Riacho de Santana, Pindaí, Matina, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras.
A locomotiva da região se desenvolve e cresce em ritmo acelerado, tendo uma gestão comprometida em ampliar e melhorar a sua infraestrutura, seguindo sua vocação produtiva e de liderança regional.