O Governo Federal lançou um novo edital da expansão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II) entre os municípios de Guanambi e Caetité, no sudoeste da Bahia. Com investimento superior a R$ 500 milhões, a obra deverá ser construída no primeiro trimestre de 2026.
Com extensão de 35,75 km, ela faz parte de um dos maiores projetos logísticos do país: a Ferrovia Bioceânica, que tem como objetivo interligar o Porto de Ilhéus (BA) ao Peru, criando um novo corredor comercial internacional para o Brasil.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Guanambi, Fabrício Lopes, em entrevista à TV Sudoeste, no dia 10 de setembro, o empreendimento vai impulsionar a economia regional, gerar cerca de 2 mil empregos diretos e fortalecer setores como o comércio, os serviços e a construção civil.
A obra é considerada estratégica para o escoamento da produção mineral e agrícola do oeste baiano e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de fomentar cadeias produtivas ligadas ao Projeto do Vale do Iuiu, que também será beneficiado com a estrutura ferroviária. (Alerta Bahia)



                                    




