Um evento médico raro e surpreendente agitou o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul da Bahia. Damião José dos Santos, de 72 anos, que teve sua morte confirmada por dois médicos na noite da última quarta-feira (13), voltou a apresentar sinais vitais cerca de uma hora depois.
O idoso estava internado há oito dias e, segundo a unidade hospitalar, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Após 15 minutos de tentativas de reanimação sem sucesso, e com a ausência total de sinais vitais, o óbito foi declarado, seguindo os protocolos médicos.
A situação, no entanto, mudou drasticamente cerca de uma hora após a declaração da morte. Enquanto a equipe se preparava para a chegada da funerária, movimentos respiratórios discretos foram notados, e os procedimentos de estabilização foram reiniciados imediatamente.
Em nota, o hospital esclareceu que não houve falha da equipe médica e que o fenômeno, embora raro, é conhecido na literatura médica como “retorno espontâneo da circulação”. O hospital enfatizou que, após uma análise detalhada, a conduta da equipe de plantão foi considerada correta e dentro das normas.