Notícia triste neste domingo faleceu a cantora Preta Gil nos Estados Unidos, aos 50 anos, após complicações relacionadas ao câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela família na noite deste domingo (20). Preta vinha se tratando com sessões de quimioterapia, cirurgia e cuidados paliativos nos últimos meses. Recentemente, havia sido internada para monitoramento clínico.
Filha de Sandra Gadelha e Gilberto Gil, Preta construiu uma carreira marcada por autenticidade, talento e ativismo. Foi referência na luta contra o preconceito, pela diversidade e pelos direitos das mulheres. Ainda não há informações sobre sepultamento e vinda do corpo para o Brasil.
Preta possui quatro álbuns de estúdio, fazendo sua estreia em 2003 com o ‘Prêt-á-Porter’, e lançando nos anos posteriores ‘Preta’ (2005), ‘Sou Como Sou’ (2012) e ‘Todas as Cores’ (2017). Neste ano, a WME Awards 2025, premiação dedicada às mulheres da indústria musical, já havia programado uma homenagem para a artista, que já apresentou sete edições consecutivas anteriormente.
No ano passado, ela lançou uma autobiografia em comemoração aos seus 50 anos de vida. Em “Os Primeiros 50”, aborda várias fases e ciclos de sua vida, assim como as diferentes “Pretas Gil” no decorrer das cinco décadas. A produção traz fotos de sua trajetória, indo desde a sua infância com o pai, Gilberto Gil, até os dias