A estação chuvosa deve começar de fato nas áreas do interior da Bahia sob influência do regime de chuvas do Brasil Central entre o fim da primeira e o início da segunda quinzena de outubro. De acordo com dados de modelos meteorológicos, as precipitações devem se concentrar, principalmente, na faixa litorânea do estado nas primeiras semanas do mês.
Em setembro, algumas áreas da Bahia registraram chuvas logo no início da primavera. No entanto, as precipitações ocorreram de forma irregular: enquanto algumas localidades receberam volumes significativos, outras não tiveram registros.
No avanço para o interior, as chuvas devem atingir primeiro a faixa leste do estado, alcançando, além do litoral, regiões como Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista por volta do dia 10. Já em áreas como Barreiras, Guanambi e Irecê, as precipitações devem começar a partir do dia 12. No norte do estado, incluindo Juazeiro e Paulo Afonso, a expectativa é de que as chuvas cheguem apenas no fim do mês, e em volumes mais baixos.
Os acumulados até o fim de outubro devem variar entre 80 e 120 milímetros (mm) em toda a faixa litorânea, desde a divisa com Sergipe, passando por Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, até a divisa com o Espírito Santo.
No Extremo-Oeste, Centro-Sul e partes do Vale São-Franciscano, os volumes previstos ficam abaixo de 50 mm. Já no norte da Bahia, as chuvas não devem ultrapassar 10 mm até o fim do mês.
Temperaturas
O mês de outubro costuma ser marcado por calor extremo no sertão baiano. Apesar da elevação das temperaturas neste período, a tendência é que elas se mantenham próximas à média histórica. Os modelos meteorológicos indicam que haverá aumento das máximas nos próximos dias, antes do início efetivo do período chuvoso.
Além disso, há previsão de ventos constantes e intensos em algumas localidades, o que deve reduzir a sensação térmica em relação à temperatura registrada nos termômetros. (Agência Sertão)








