Otimismo para o setor agrícola de Guanambi. Durante uma palestra na Câmara de Vereadores, o meteorologista Dr. Francisco de Assis Diniz apresentou projeções animadoras para o ciclo 2025/2026, com a previsão de que as chuvas em novembro superem a média histórica.
No evento, que contou com a presença de agricultores e do pecuarista Luiz Carlos da Bahia Solo, Dr. Francisco explicou que 90% das chuvas na região são impulsionadas por frentes frias do Sudeste. Ele relembrou que a falta desses sistemas em 2024 resultou em um ano seco, com apenas 500 mm de chuva, bem abaixo da média anual de 700 mm.
No entanto, o panorama para os próximos meses é mais favorável. A expectativa é de volumes de chuva acima da média entre outubro e dezembro, com especial intensidade em novembro. A tendência é de uma redução nas precipitações em janeiro e fevereiro de 2026, com os volumes voltando ao normal de março a abril. Com isso, a previsão geral é de que o total de chuva anual ultrapasse a marca dos 750 mm. (Jorge Jornais)