Os alunos João Emanuel, Naira e Taeme, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Sebastião Laranjeiras, estão representando a cidade na 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A equipe é acompanhada pela professora orientadora Mayan Blanc e participa da fase presencial da competição, sediada no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Senhor do Bonfim, nos dias 12 e 13 de agosto.
A programação do evento se estende até o dia 15, com atividades também no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em Petrolina (PE). A OBAP é uma iniciativa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com apoio do IF Baiano e do IFSertãoPE.
Após a primeira etapa online, 52 equipes de todo o Brasil e de outros países foram classificadas para a fase presencial. Entre elas, estão duas do IF Baiano e também representantes internacionais da Colômbia, Argentina e Uruguai, disputando a competição em nível internacional.
Durante a fase presencial, os participantes realizam provas práticas que valem até 60 pontos, com desafios que simulam situações reais do dia a dia agropecuário, testando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no campo.
Todas as equipes receberão certificado de participação. As 15 melhores dos cursos integrados serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Já as cinco equipes com melhor pontuação geral ganharão, além das medalhas, troféus representativos. Haverá ainda premiação para os destaques individuais nos cursos subsequentes.
A presença dos estudantes de Sebastião Laranjeiras na OBAP reforça a importância da formação técnica e do incentivo à pesquisa e à prática no setor agropecuário, além de destacar o talento local em uma competição de nível nacional e internacional.
O Portal de Notícias TV Sebastião Laranjeiras parabeniza os alunos João Emanuel, Naira e Taeme, e a professora Mayan Blanc, por levarem o nome de nossa cidade a um evento tão importante, representando com orgulho e dedicação o Colégio Estadual Dom Pedro I e todo o município.