Uma pesquisa Genial/Quaest, publicada em 21 de agosto de 2025, indica que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, superando o ex-presidente Jair Bolsonaro em um cenário de primeiro turno. O levantamento, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, foi realizado com 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto.
No cenário que inclui Lula e Bolsonaro, Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, que está inelegível e em prisão domiciliar, tem 28%. Outros nomes mencionados na pesquisa são Ciro Gomes (8%), Ratinho Jr. (7%), Ronaldo Caiado (3%) e Romeu Zema (3%). A parcela de eleitores indecisos é de 4%, e 13% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não iriam às urnas.
A pesquisa também simulou outros cenários, com possíveis substitutos para Bolsonaro. Se a candidata fosse Michelle Bolsonaro, Lula teria 35% contra 21% dela. No caso de Tarcísio de Freitas, Lula manteria 35% e Tarcísio alcançaria 17%. Para os cenários com Eduardo e Flávio Bolsonaro, Lula teria 34% e 35% das intenções, respectivamente, enquanto Eduardo e Flávio teriam 15% e 14%.