segunda-feira, junho 22, 2026
spot_img

Secretaria de Saúde confirma caso de meningite e adota medidas em Guanambi

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que no dia 02 de junho a Vigilância Epidemiológica municipal foi informada a respeito de um caso confirmado de Meningite Meningocócica no município. Trata-se de um estudante da rede privada de ensino, que está sendo tratado em hospital na cidade de Salvador. Informamos ainda que as medidas de controle e prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde já estão sendo adotadas pela

Vigilância Epidemiológica, com suporte e orientação de nossa médica infectologista e demias pontos da rede. As ações continuarão no dia de hoje, com os seguintes destaques:

✓ Identificação, avaliação e monitoramento de contatos próximos (mesma sala, transporte escolar, amigos íntimos, professores próximos) para receberem orientação médica e, quando indicado, quimioprofilaxia (tratamento preventivo);

✓ Administração de antibióticos preventivos (como rifampicina, ou ceftriaxona) aos contatos próximos, de acordo com protocolo (A profilaxia não é indicada para todos os alunos da escola –apenas para contatos próximos);

✓ Manter vigilância de sintomas por até 10 dias;

✓ Reforço das ações de limpeza, desinfecção e ventilação dos ambientes escolares;

✓ Verificação da situação vacinal dos alunos e funcionários;

✓ Divulgação de informações e orientações para população e comunidade escolar

https://picasion.com/
https://picasion.com/
/

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOTÍCIAS RECENTES